Projeto de Ampliação das Instalações do Lar Casapiano



































Projeto de Ampliação das Instalações


Site do texto aqui apresentado:
http://www.acasapiana.com/copia-acs-em-visita-arrabida
Este é um projeto ambicioso e inovador desenvolvido pela atual Direção da ACS.
A ideia, ou melhor, o sonho seria o de aumentar a capacidade de ocupação da resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da ACS. A ampliação das instalações, trará uma melhoria para a ACS no que toca à sua capacidade de resposta à população idosa necessitada de apoio. 
O desenvolvimento deste projeto apenas foi possível com a vontade e determinação que nos caracteriza, e, é parte integrante do caminho a percorrer para o alcance da Sustentabilidade da Associação Casapiana de Solidariedade.

A ideia


Descrição do Projeto


Objetivos do Projeto 
O sonho tornou-se realidade no dia 18 de Julho de 2016.
Esta data ficou marcada pelo inicio da Demolição de parte do atual edificio da ACS, para que seja possível construir uma nova ala. 
O projeto consiste na ampliação da ACS, aumentando a área edificada em cerca de 1.075 m2, decorrendo por um periodo de 12 meses.
A nova ala será edificada no edificio atual, os terraços do piso 2 serão fechados dando lugar a mais quartos, e, teremos também, uma ala de Suites com vista priveligiada - este é um conceito diferente e inovador, que possibilitará aos seus utilizadores adaptar o espaço consoante as suas necessidades. 
É também parte integrante deste projeto a remodelação e o melhoramento de alguns serviços já existentes:
1) Enfermaria - Ampliando o seu espaço e consequentemente, o número de camas disponíveis. Pretende-se adequar e modernizar este espaço, de acordo com as necessidades inerentes a um espaço dedicado a pessoas em condição mais fragilizada;
2) Cozinha - Remodelação por forma a dar resposta ao aumento de residentes e utentes que diariamente irão usufruir destes serviços;
3) Lavandaria - Remodelação por forma a dar resposta ao aumento de residentes e utentes que diariamente irão usufruir destes serviços.
4) Acessos de Serviços - Remodelação e alguns melhoramentos;
5) Elevadores - Construção de um novo elevador (serventia alocada ao piso 2 e saída de emergência), e, Extensão do elevador de serviço até ao piso 2. Está previsto também a remodelação dos monta-pratos da cozinha (copa).
Atualmente temos capacidade, na resposta social ERPI, para 60 residentes repartidos por 32 quartos. Após ampliação, teremos disponiveis 52 quartos resultando no apoio direto a 101 residentes. Em 2017, aumentamos a nossa capacidade de alojamento em cerca de 75 %.
Justificação do Projeto


Este projeto foi pensado e desenhado após a identificação de uma necessidade existente do nosso público-alvo e da própria sociedade - Inexistência de Vagas em respostas sociais ERPI. Cada vez mais, a sociedade e o terceiro setor, necessitam de um maior número de soluções que contribuam para solucionar esta necessidade.
Com o projeto de ampliação das instalações da ACS será possível aumentar o número de quartos disponíveis, e por conseguinte, o número de pessoas idosas a que será possível dar apoio, dando resposta às reais necessidades desta população nesta fase tão importante da sua vida. 
Adicionalmente, este projeto permitirá também potenciar os equipamentos existentes, aumentando a produtividade, eficiência e eficácia da ACS e das suas respostas sociais, serviços e atividades. 
Pretende-se com este projeto atingir os seguintes objetivos:

- Aumentar o número de vagas existentes, apoiando um maior número de população idosa;
- Responder a um maior número de necessidades;
- Dar resposta a uma lacuna existente na sociedade relativamente ao apoio aos idosos;
- Melhoria dos serviços prestados;
- Melhorar a qualidade de vida dos utentes, resultando num envelhecimento ativo e com qualidade;
- Continuar a contribuir para a Solidariedade Social;
- Contribuir para o aumento da Taxa de Empregabilidade do Terceiro Setor e da Economia Social;
- Sustentabilidade económica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro