Bairro da Boavista candidata-se ás Marchas Populares de Lisboa


ENTREGA DOS PRÉMIOS DO CONCURSO DAS MARCHAS POPULARES

Novembro 15, 2012
  • Entrega dos prémios das Marchas Populares
 
A Marcha do Alto do Pina, grande vencedora do Concurso das Marchas Populares de 2012, recebeu o respectivo prémio das mãos do presidente da autarquia, António Costa. Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho no dia 15 de novembro, ao som do "cavalinho" e da animação dos pequenos e coloridos marchantes da Marcha Infantil da Voz do Operário, foram ainda distinguidas com troféus para o respectivo lugar alcançado na classificação todas as Marchas participantes, bem como as vencedoras nas diversas especialidades.

Na ocasião, Miguel Honrado, presidente da administração da EGEAC - Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, lembrou o facto de, no corrente ano, a Lonely Planet haver distinguido as Festas de Lisboa como o festival mais importante do mundo, para o que muito contribuiu "a notoriedade alcançada com a internacionalização da imagem das Marchas, graças ao esforço do movimento associativo e de todos os participantes". Este responsável anunciou ainda que as Marchas estarão presentes em festivais em Macau, já em Dezembro próximo, e numa cidade francesa, em 2013, fruto dessa internacionalização.

Também António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, se referiu a este evento como "uma das grandes marcas da cidade e importante atracção turística". Para o autarca, que agradeceu aos patrocinadores o empenho no apoio ao evento, as Marchas Populares refletem "a medida do esforço da cidade, das colectividades, dos marchantes e de todos os que, na sombra, juntam milhares de pessoas que se mobilizam" para o grande acontecimento que é o desfile na Avenida da Liberdade. O edil lisboeta aproveitou a ocasião para anunciar que, "havendo cada ano novos bairros a candidatar-se, 2013 contará com a participação de duas novas Marchas: a da Pena e a do Bairro da Boavista". "2013 será ainda melhor que 2012", garantiu António Costa.

Os principais prémios atribuídos às Marchas foram:

1º lugar - Alto do Pina
2º - Alfama
3º - Alcântara
Coreografia - Alto do Pina
Cenografia - Alcântara
Figurino - Alfama e Alto do Pina (ex-aequo)
Musicalidade - Alto do Pina
Letra - Alto do Pina
Composição Original - Alfama
Desfile na Avenida - Alto do Pina

Foram ainda atribuídos troféus a todas as Marchas concorrentes, bem como prémios de participação às três Marchas não concorrentes (Infantil da Voz do Operário, Mercados e Ajuda) e a dois alunos do IADE (Ricardo Santos e Tiago Sousa), autores dos troféus de 2012.

Para além do presidente da edilidade lisboeta, a entrega dos prémios esteve também a cargo da presidente da Assembleia Municipal, Simonetta Luz Afonso, dos vereadores Catarina Vaz Pinto e José Sá Fernandes, do presidente da Comissão de Cultura da Assembleia da República, José Ribeiro e Castro, do presidente da EGEAC, Miguel Honrado, da administradora da EGEAC, Lucinda Lopes, do presidente da Associação das Colectividades de Lisboa, Pedro Franco, dos membros do júri da especialidade Lena Aires, maestro Carlos Ribeiro, José Luís Gordo e Ernesto Jana, e ainda dos presidentes de administração ou diretores de diversas empresas patrocinadoras, tais como Rui Freire (UNICER), José Fradeira (UNILEVER/Olá), Hugo Andrade (RTP), Vítor Martins (NESTLÉ Cafés), João Nuno Pinto (SUMOL-COMPAL), Miguel Sá da Bandeira (Citroen), Pedro Gândara (SAMSUNG), Carlos Duarte (IADE), Rodolfo Faustino (Turismo de Macau) e Filomena Martins (Diário de Notícias).

Entre a numerosa e animada assistência, para além dos pequenos marchantes da Voz do Operário, distinguiam-se diversos presidentes de Juntas de Freguesia e de colectividades e associações da cidade.


Alguma cosia sobre este assunto fale com a Patrícia Batalha (secretária da Associação Moradores).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro